Nacional: Infra-Estruturas, Serviços, Banca e Defesa
refer epe selecciona pmo Projects para implementaçao dO earned value
A empresa do estado Refer EPE, responsável pela manutenção das infra-estruturas ferroviárias em todo o país, acabou de selecionar a PMO para a implementação do método de controlo de projectos Earned Value Management (EVM) na empreitada geral de construção civil, via e catenária, da Variante da Trofa.

Integrada na remodelação da Linha do Minho, entre S.Romão e Lousado, e com um orçamento global de cerca de 23,5 milhões de euros, esta obra irá servir para a Refer EPE introduzir o método de EVM nas suas práticas de Gestão de Projecto. A PMO tem vindo a colaborar com esta empresa do estado desde 2006, no apoio à adopção de práticas avançadas baseadas nos standards do Project Management Institute (PMI).
Junho de 2009
alert e critical software: PMO Projects continua formação e consultoria em empresas líderes nacionas
As empresas Alert e Critical Software, reconhecidas como casos exemplares de sucesso em Portugal no que respeita à internacionalização, seleccionaram em 2009 a PMO como parceiro preferencial para apoio na melhoria dos seus procesoss de gestão de projectos, tanto através de formação como de consultoria.

No decorrer de formação ministrada pela PMO, a empresa Alert certificou recentemente várias dezenas de Gestores de Projecto com a certificação PMP do PMI, sendo actualmente uma das empresas nacionais com mais gestores de projecto detentores desta importante credenciação. Por sua vez a Critical Software voltou a seleccionar o programa de pós-graduação em Gestão de Projectos "PMP Best Practitioner" da PMO em parceria com o ISBB, para formação dos seus profissionais. Para além da formação, ambas as empresas estão a ter também suporte de consultoria para a melhoria dos seus processos de gestão de projectos.
Abril de 2009
Marinha Portuguesa selecciona PMO projects para ministrar formação em Gestão de Projectos
A Marinha Portuguesa, organização ciente da importância da Gestão de Projectos como competência nuclear à sua actividade, acabou de seleccionar a PMO Training Academy para ministrar formação nesta área aos seus oficiais de topo, a qual será orientada à certificação em gestão de projectos PMP do Project Management Institute.

Dezembro de 2008
sogrupo-si (grupo cgd) cria direção de gestão de projetos com a pmo projects
A Sogrupo-SI (SSI), empresa do Grupo Caixa Geral de Depósitos criou recentemente uma Direcção de Gestão de Projectos, tendo para o efeito recorrido ao apoio da PMO para definir e implementar o conjunto das principais melhorias a serem implementadas no que respeita aos processos, metodologias e ferramentas de Gestão de Projectos. A PMO recorreu ao PMBoK e ao modelo OPM3 do Project Management Institute para realizar um assessment do estado de maturidade da SSI e a partir daí identificar as melhorias que estão agora a ser implementadas no terreno.

Outubro de 2008
DESFESA: MARINHA NACIONAL
Tendo sido já realizada em Novembro passado uma edição do curso “Complete Project Management” para a Direcção de Navios, está prevista para Janeiro de 2009 mais uma edição deste curso a ser leccionada à Direcção de Informação e Tecnologias de Comunicação (DITIC). Esta formação será direccionada aos Oficiais de topo desta importante organização militar e será orientada a certificação em gestão de projectos PMP do Project Management Institute.
BANCA: SOGRUPO-SI (GRUPO CGD)
No final de 2007 a Equipa PSO contratou à PMO Projects um diagnóstico de maturidade em Gestão de Portfolio, Programas e Projectos do SSI. O diagnóstico foi conduzido de acordo com o modelo OPM3, referência Internacional neste domínio, junto das áreas de Desenvolvimento/Manutenção e Infra-Estruturas do através de questionários e entrevistas. Com base num cenário AS-IS foi desenhado um cenário TO-BE, com o objectivo de implementar 39 melhorias que uma vez operacionalizadas irão conferir um maior nível de maturidade segundo o modelo referido. Assim surgiu a criação do Projecto PMR – Project Management Reengineering. Desde cedo se percebeu a necessidade da mudança por forma a atingir melhores resultados neste âmbito. A profissionalização dos chefes de projecto e dos analistas de negócio, a adaptação das metodologias às diferentes áreas, a implementação de métricas de medição e controlo de projectos em maior profundidade, são exemplo entre outros das melhorias que se pretendem agora desenvolver. O projecto teve arranque no início do mês de Janeiro de 2008, e das 39 melhorias identificadas 31 estão em linha com a proposta no âmbito do Programa Génesis, e vão permitir:
- Aumentar a maturidade na Gestão de Projectos Organizacional;
- Aumentar a maturidade na Gestão de Projectos;
- Evoluir os processos de normalização, medição, controlo e melhoria contínua da Gestão de Projectos;
- Normalizar os Processos da Gestão de Programa e da Gestão de Portfolio.
Todas as melhorias, baseadas nos standards do PMI, foram enquadradas nas várias iniciativas do Programa Génesis, conforme informação em anexo, de forma a melhorar a articulação com o Programa.Com este passo pensa-se atingir a consolidação de uma etapa vital na missão e nos serviços da Equipa PSO dando corpo às necessidades actuais do SSI.





